quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Atividade 03

http://www.ifd.com.br/blog/2006/11/15/o-que-e-um-briefing/


Para o mesmo produto escolhido elaborar o briefing.

Produto: Cerveja

Nome: Polar

Categoria: Alimentícia

Embalagens: Garrafa de 600ml, Long neck 355ml, Lata 350ml, Latão 450ml.

Variantes do produtoPreços do “consumidor”: Garrafa: 1,75 Long neck: 1,50 Lata: 1,09 Latão: 1,60.
Qual a imagem da marca? As cores da marca são com as cores da Bandeira do Rio Grande do Sul.
Quais as principais características diferenciadoras em relação à concorrência? Cerveja fabricada no Rio Grande do Sul (Gaúcha).

MERCADO

Qual o tamanho do mercado? Nacional com exportação para os países do Uruguai e da Argentina.
Quais os principais mercados? Parte Sul do Brasil.

Qual a participação de mercado que a empresa pretende ter com estes produtos? Todos consumidores de Cerveja.

Qual seria a evolução deste mercado? Consumidores femininos.

CONSUMIDOR

Público alvo primário: Masculino de 30 a 40 anos

Público alvo secundário: ambos os sexos de 18 a 50 anos

Quem decide a compra do produto, e normalmente como ela é feita: Donas de Casas, ou próprios consumidores e adolecentes.

DISTRIBUIÇÃO

Quais e quantos são os canais a serem utilizados: 04 canais, Tv, Rádio, Folder, e Jornal.

Existirão outras alternativas para distribuição? Sim, Gondolas de supermecado, degustação, cartazes, caminhões, camisetas.

PREÇOS

Qual a relação do preço do produto com o preço da concorrência? São praticamente parecidos, com centavos de diferenciação, R$ 1,40 a R$ 3,00.

Existem restrições legais para se estabelecer o preco? Não.

Qual a relação da empresa / público alvo quanto ao preço deste produto (custo / benefício): Público com crenças e gostosos específicos.

RAZÕES DE COMPRA DO PRODUTO


Qual a razão de compra mais frequente: Social, os consumidores compram para beber em casa com os amigos/família, ou em festas externas.

Porque o público alvo prioritário compraria? Confraternisação, desejo, consumo.

Quais os benefícios que ambos esperam desse produto? Lazer, satisfação.

CONCORRÊNCIA

Defina os principais concorrentes diretos, produtos e fabricantes: Ambeve.

Quais os preços praticados pelos concorrentes? Muito semelhante do mesmo.

Qual a política de vendas praticada pelo concorrente? A mesma, porém com isibições da figura feminina.

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